3º WORKSHOP "BIOCOMBUSTÍVEIS AVANÇADOS PARA AVIAÇÃO E TRANSPORTE DE CARGA"

Post 1

 

Data: 17 e 18 de outubro de 2016

Local: Auditório da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp – FEQ-UNICAMP

Realização

 

 Instituto Agronômico de Campinas – IAC 

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP

Coordenadores

 

Telma Teixeira Franco (FEQ-UNICAMP)

Luuk van der Wielen (BE-Basic)

Apoio

 

Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp - NIPE
BE-Basic Foundation
Faculdade de Engenharia Química da Unicamp - FEQ

Objetivo

 

 A economia Brasileira e a do Estado de São Paulo são fortemente dependentes do setor de transporte. Hoje, o transporte de pessoas em veículos leves é totalmente atendido por etanol de cana-de-açúcar de 1ª geração e 2ª geração (ainda emergente) em todo o país, puro (E100) ou na forma de blend com gasolina (E27), produzidos por uma indústria madura, com reconhecidos e importantes avanços tecnológicos, mercadológicos e financeiros. No caso do transporte pesado de carga, o setor é essencialmente movido por óleo diesel, que no caso do transporte rodoviário é comercializado em todo o país na forma de blend (7% de biodiesel - B7).

Visando ampliar a inserção dos biocombustíveis do setor aéreo e no transporte pesado de carga, este workshop tem por objetivo promover o debate de modo a:

  1. fornecer critério/medidas para criar um ambiente competitivo e sustentável em toda a cadeia produtiva de biocombustíveis visando atender as demandas futuras, incluindo os temas investimento, incentivo e inovação (desenvolvimento/teste, demonstração e implantação)
  2. identificar o motivo destes setores não se encontrarem desenvolvido no Brasil, uma vez que a oferta de matérias-prima (feedestocks) é abundante no país
  3. identificar as oportunidades/barreiras, de modo a entender como os biocombustíveis avançados podem impactar as ambições Brasileiras e Mundiais de atendimento das metas da Conferência do Clima de Paris (COP21)

Programação

 

17 de outubro de 2016 - Inventário de oportunidade e desafios para a implementação de biocombustíveis avançados

18 de outubro de 2016 - Construindo o roadmap para os biocombustíveis avançados

Hotels in Campinas

 

 

Inscrições no Link : http://www.agropolocampinasbrasil.org/3wspppbio/